Pequeninos na Nigéria - Leia!

A Missão Continua! Ajude!

Missão Nigéria

Caminho Nações
Caminho Nações no Facebook
Caminho Nações no Twitter

Programa Mão Única - Ouça!

Sumam ou Assumam

>> terça-feira, 27 de outubro de 2009

EU LHES PEÇO QUE SUMAM DAQUI, NÃO APAREÇAM MAIS

Caio Fabio





Como eco em nossos ouvidos, estas palavras reverberam em nossas mentes e nos remete, talvez, a um sentimento de revolta, ou até rebeldia, ou no mínimo de descrença e desanimo, e até de julgamento para com o próximo, e nenhum desses sentimentos deve habitar nosso coração.



Porem sem querer explicar ou acrescentar algo a essas palavras, baseado no contexto de toda pregação explanada naquele dia, quero tecer alguns comentários, e algumas percepções.



O primeiro é que, vejo que a tradução ou o grito dessas palavras seriam um “sumam” com a tonalidade de “acordem para o evangelho” e o “não apareçam mais” como por favor estejam disponíveis para viver de verdade em Jesus.



Por isso pelo que tenho acompanhado as pregações do Caio, esse é o espírito que permeia tais palavras, seria com um grito de, por favor, tenham misericórdia e acordem para vida, e para vida no evangelho.



Sem querer fazer apologia, pois não seguimos homens de fato, mas transmitir minha percepção sobre tais palavras, que na verdade me soam como harmonia celeste, e cheiram aroma suave.



Então se é a para amar, vamos amar de fato, se para se dispor, vamos nos dispor de fato, o resto Deus nos comunicará através do seu Santo Espírito em nós.



Baseado nisso e também no evangelho de Jesus Cristo, eu oro a Deus para que ninguém suma de fato, mas assuma o fato de que o evangelho está em nós e precisamos pregá-lo de todas as formas, seja em palavras, seja em ações, seja em ofertas, seja em orações, seja em amor de fato, direcionado sempre pelo Espírito Santo.



Para que ninguém “não apareça mais”, mas apareça mais um monte de santos de Deus para se juntar a nós em oração, em amor, e no privilégio de adorar a Deus, nosso Deus santo que não lança ninguém para fora, antes acolhe a todos fortes e fracos, saudáveis e doentes, inteligentes e ignorantes, pobres e ricos, etc.



Por isso lhes faço um pedido, em vez de sumirem, assumam o evangelho para suas vidas, em vez não aparecerem, chamem mais pessoas para se juntar a nós.



Todos são bem-vindos, todos são aceitos, todos estão incluídos, todos foram salvos na cruz.





Que a paz de Deus esteja em vossos corações, e ilumine vosso entendimento.



Fiquem com Deus...


Renato Prado

Read more...

O Tal Ponto "X"


Acerca do que Evangelho diz e o que o Pastor Caio pontuou conosco na última quinta-feira aqui em Goiânia, é que sem um tal ponto “X” tudo é piração e impossibilidade; loucura e completa falta de condição.



E que ponto “X” é esse?



Primeiro, deixe-me falar da piração e da loucura!



Você concorda comigo que Jesus estava materializado a Pedro? E que muito além disso Jesus era amigo íntimo de Pedro e Pedro de Jesus? Que eles conviviam juntos e visceralmente próximos durante três anos? Que Pedro viu milagres, viveu amores, paixões e perdões ao lado de Jesus?



Se você concorda, concordaria também que Jesus era a pessoa a ser amada. Sim! Por tudo que Ele era e fazia, não havia motivo para Pedro não amá-lo, pois Ele era a perfeição encarnada. Era impossível não amá-Lo...



Porém, Pedro não O amava! O “amor” Pedro-Pedra era barganha, instinto e interesse. Era “amor” político, negocialmente comprometido e performático.



Agora se Pedro não ama Jesus, que era “A” possibilidade real a ser amada, como o pedido de Jesus poderia ser atendido? Sim, o pedido de agora amar cordeiros vis, pecaminosos, contraditórios, chatos, loucos, inconvenientes e tudo mais?



Se Pedro não amou Jesus que era a facilidade a ser amada, como poderia ele agora amar a dificuldade relacional, ao lado, aqui e agora?



Conclusão? Loucura! Piração! Impossível! Não tem jeito e não há como!



Aqui, nessa troca de olhares e conversa com Pedro ante a uma “fogueirinha”, que é minha e também sua, Jesus dita e define que amar é impossível pela lógica humana!



Claro! Pois não são essas nossas exigências? Que o(s) objeto(s) do nosso amor sejam sempre mais fáceis e perfeitos de se amar? E de preferência, cada vez mais parecidos conosco?



Pois então, aqui ficou comprovado que nem na maior lógica de amor nós conseguimos amar. Que nem na nossa maior oportunidade, que é amar o perfeito Jesus, conseguimos! Pois homem não ama homem; homem não ama Jesus e homem não ama Deus e nem nada!



A lógica eterna que se estabelece é que só Deus ama homem e que pra se amar homem e amar Deus é preciso vital e fundamentalmente de Deus pra isso.



Pedro e Jesus, Jesus e Pedro é a lição que só Jesus ama Pedro e que sem Jesus, agora no tal ponto “X”, é impossível ao homem amar homens-cordeirinhos, e o que dizer Deus.



Agora, o que é esse tal ponto “X”?



É o mesmo, o que nunca muda e varia: Jesus! Só que agora em Espírito. O Espírito Santo, que é o consolo de Jesus dentro de nós ecoando na humanidade.



O outro Consolador, de João 14, é Jesus dentro de mim e você. É a possibilidade fênix e agora real, tangível e palpável de podermos amar! Amarmos a Deus amando uns aos outros com o amor Dele dentro e bem dentro de nós.



Sem o Espírito de Jesus, o Espírito Santo, jamais conseguiríamos amar. É O amor de Deus, derramado em nós pelo Espírito, como se diz em Romanos, que nos abre o portal para amarmos a Deus amando homens, incluindo nós mesmos e também a Sua criação.



Portanto, estabelecido está que “Deus é Amor e Amor é Deus”; e que sem Deus dentro, ou em porções, como foi no antigo tempo, é piração, loucura e impossibilidade amar.



Quem ama conhece a Deus, quem ama tem o Espírito, quem ama tem Jesus dentro e só assim é possível amar no aperfeiçoamento de cada dia os seus cordeirinhos.



É assim ou não é?



No e pelo Espírito de Dentro: Jesus!



Thiago





PS: Para entender um pouco mais, leia João 21...

Read more...

Os Revolucionários na Doce Revolução

>> sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Read more...

>> quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Read more...

Entrevista com Vivian Santana

>> quarta-feira, 14 de outubro de 2009



"Seria muito doloroso afirmar que nosso país encontra-se longe daquilo que o Novo Testamento nos traz como meta e desafio...mas, contudo, seria verdadeiro."



Bom Líder - Como você caracteriza a espiritualidade evangélica brasileira?



Vivian Santana - Por entender espiritualidade como postura de vida e interação com o Eterno, vejo a Igreja Brasileira navegando em um mar de idéias e escolhas bem distante do que entendo ser práticas do Caminho. Seria muito doloroso afirmar que nosso país encontra-se longe daquilo que o Novo Testamento nos traz como meta e desafio...mas, contudo, seria verdadeiro. Como um povo fortemente marcado, em sua alma, por um sincretismo absurdo, percebo a Igreja evangélica do Brasil ( instituição ) como uma colcha de retalhos desejosa de aquecer os corações, mas, infelizmente, retalhos costurados uns aos outros não fazem o esperado: existe um Manto do Cordeiro, de lã puríssima, este, sim, aquece e acolhe. Buscam respostas e soluções imediatas. Querem a prosperidade em sua limitada e mesquinha condição do apenas ‘ter’. Desejam a posição de senhor e não de servos. Defendem seus saberes exegéticos como os únicos e, pior, anulantes de qualquer outro entender de Deus que os tenha precedido. Desejam a intimidade, mas rejeitam o ‘olhar dentro dos olhos’. Querem as mãos do Amado...não, a Face.





Bom Líder - Quais os efeitos de tal espiritualidade para a vida da igreja?


Vivian Santana - Falta de identidade. Não temos mais um rosto, uma língua, uma canção. Somos alma ambulante. Se ‘um camelô da fé’ grita mais alto e oferece menos dores, compramos uma dose de espiritualidade. Como conseqüência, dormimos um sono angustiado de quem não sabe se haverá sol ou garoa nos primeiros momentos do dia. “Que seja o que Deus quiser! ...e que Ele queira o melhor pra mim...”





Bom Líder - Quais são, na sua opinião, as principais marcas de uma espiritualidade cristocêntrica?



Vivian Santana - Sempre gostei de pensar nas marcas dos cravos como um ponto forte para minha identidade de fé. Todas as vezes que penso nelas, me angustio e me questiono. Não nos foi oferecido um evangelho fácil. Muitíssimo pelo contrário: foi-nos oferecido um evangelho de marcas sangrentas - nas mãos ( serviço ) e nos ombros ( posicionamento ). Se pretendo seguir a Cristo, devo buscar um serviço e um posicionamento marcados por consciente ENTREGA. O batismo humanístico que a Igreja se permitiu receber tirou de nós o foco da submissa doação. Se não sou servo, sou senhor. Se não busco serenamente confiar e descansar apenas na fé descrita tão intensamente pelo escritor aos Hebreus, dou a mim a chance de procurar por caminhos outros, respostas que não me satisfarão e, em conseqüência, abrirão espaços a atalhos que esvaziam minha condição espiritual. Torno-me um buscante de respostas, e não um vivenciador de fé. Gosto muito quando Tereza de Ávila em seu livro Castelo Interior e Morada nos desafia a ansiar por um encontro real com Sua Majestade, na Sala do Trono. Viver é percorrer os amplos e desafiadores espaços do castelo de nossa alma, até que a necessidade por esta intimidade submissa e plena nos norteie a caminhada de fé. Perceber-se servo de orelhas furadas em cada ‘por quê’ e em todos os ‘senões’, entender que a verdadeira espiritualidade reside na sala do Trono e em nenhum outro lugar...só lá...e apenas lá, alivia o fardo imposto pela morbidez de alma ( herança da Idade Média de que não nos libertamos) para apenas estar na presença Dele, aprendendo a viver Dele, Nele e para Ele.


Bom Líder - Porque nos distanciamos tanto dessa espiritualidade?






Vivian Santana - Porque nos deixamos levar pelos jardins do castelo, pelos amplos salões de festas, pelos apelos do coração humano. É muito glamoroso ser ‘porta-voz do Divino’, usando a expressão de Caio Fábio, ao ‘presentearmos’ o mundo com um relacionamento vazio de Entrega e recheado de misticismo servil. Ensina-se uma espiritualidade de barganha e domínio (aliás, nunca havia percebido como ‘domínio’ e ‘demônio’ são palavras tão parecidas). Prega-se um deus-servo, que gosta de ser bajulado. Não há espaço para um coração submisso e contrito, para a humildade do Mestre do jumentinho, para a preocupação com os publicanos empoleirados nas árvores, para o pão repartido, o leproso tocado, a prostituta acatada em sua dedicação ou uma estrangeira que espera migalhas. E por quê? Porque temos um Sinédrio pomposo a defender. E defendemos, nem que para isso levemos, novamente, um Jovem Galileu para um certo Monte...fora do arraial.



Bom Líder - Você acredita que é possível a igreja evangélica resgatar a espiritualidade cristocêntrica, contrariando dessa forma, Mateus 9.16,17?



Vivian Santana - Creio, sim, por isso dedico minha vida ao preparo de Profetas e Ministros de minha geração. E minha fé reside na certeza de que o vinho novo TEM odres novos...ah!...tem, sim !!!! Na verdadeira intimidade alcançada num dia-a-dia prazeroso na Sala do Trono ...tudo se faz novo... TUDO. Isso é GRAÇA!!!

Vivian Santana é Professora de Teologia há mais de 20 anos e leciona atualmente no Centro de Formação Teológica Batista Nacional em Vitória da Conquista-Ba.

Read more...

Foi dada a Largada

>> quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Segunda feira a noite, dia 05 de Outubro, em culto no templo da ASSEMBLEIA DE DEUS ( maior denominação evangélica no Brasil ) que celebrava os 75 anos de JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA, seu pastor e presidente, foi dada a largada, entre os evangélicos, à corrida para ver quem ocupará a cadeira principal no Palácio do Planalto.

Participou deste culto a provável candidata do PT e do Governo, DILMA ROUSSEFF, ( http://noticias.uol.com.br/politica/2009/10/05/ult5773u2675.jhtm ) que certamente contará com toda maquina do governo trabalhando em seu favor e, claro, o próprio presidente Lula.

Lembrando que MARINA SILVA, ex-ministra do Meio Ambiente, senadora pelo Acre e também provável candidata ao Planalto pelo PV, é evangélica e participante como membro da mesma ASSEMBLEIA DE DEUS enquanto denominação.

A participação da Ministra da Casa Civil neste culto comemorativo, sinaliza desde já o que deverá ser a corrida aos cargos públicos via eleições gerais no ano que vem.

Sinaliza que definitivamente nenhum candidato pode desprezar a chamada comunidade evangélica que, pode ser o diferencial de votos no final da contagem.

A questão é, a comunidade evangélica desde o centrão na época da constituinte, é conhecida como uma comunidade manipulável, isto é, seus fieis votam segundo seus lideres carismáticos.

Seus lideres carismáticos votam e conduzem o voto de milhões segundo seus próprios interesses. Segundo seus ideais, geralmente, megalomaníacos e, claro, tudo em nome de Deus, que virou uma espécie de "divindade" com o qual se negocia qualquer valor.

A presença de Dilma, que não é evangélica, nesta celebração, é um sinal evidente que as igrejas, seus lideres e fiéis serão cortejados permanentemente pelos candidatos, pois, a Ministra , não estaria ali se não fosse candidata e, certamente bem orientada por seus assessores, que, claro, sabem que esta denominação pode ser determinante ao sucesso de seus anseios políticos.

Sim, a presença dela neste culto, deixa claro que foi dada a largada às negociações com as lideranças evangélicas que, segundo a historia recente, estão dispostos a vender seus rebanhos a quem mais lhes for conivente e conveniente.

Estas aproximações negociadas nos bastidores, não levam em conta nenhum dos valores que deveriam pautar a caminhada dos seguidores de Jesus de Nazaré. O que se leva em conta são os interesses das partes, embora, o rebanho é iludido com discursos onde lhes é dito que esta é uma vitoria do povo de Deus, portanto, do Reino de Deus.

Já é sabido que nos porões das denominações evangélicas, negocia-se a respeito do reino de cada um dos interessados. As alianças mais incomuns, absurdas, espúrias, são feitas e maquiadas na hora em que são comunicadas aos auditórios que geralmente respondem com aleluia, gloria a Deus e amens.

Aguarde e fique atento pra ver o que vai acontecer neste mercado evangélico que já se decidiu pelo "deus" que serve, pois, se é mercado, há um "deus" que o comanda.

Da minha parte, nenhuma surpresa e, claro, não participarei de nada que tenha a ver com estes políticos, estas politicas e estas lideranças, embora, é óbvio, pois sou um cidadão, participarei de tudo que de fato vise o bem dos homens e mulheres deste pais.

Daria aqui algumas dicas aos que, certamente, serão alvos destes políticos e destas lideranças, pois, eles tentarão seduzir cada ovelha de todos os rebanhos, pois, o que eles precisam é dos votos destas ovelhas eleitoras, fralilizadas e cortejadas à exaustão. O que eles farão com estes votos, bem, ai é outro negocio ou negociatas.

DICAS:

01-Inteire-se do assunto, afinal você é um cidadão com direitos e responsabilidades, e vive num pais democrático em que, cada cidadão escolhe seus governantes e representantes nas instâncias publicas. Não de ombros. Leia, pergunte, participe de alguma iniciativa próxima de você que esteja esclarecendo sobre este assunto. Prefira iniciativas que não sejam na igreja, ou, pelo menos inclua uma outra iniciativa fora da igreja. Assim voce terá como comparar os discursos e propostas.

02-Desde já, vá construindo de modo consciente o seu voto, pois, isto pode impedir qualquer tipo de sedução dos lados interessados, sejam políticos ou lideres.

03-Acesse os programas dos partidos e dos candidatos, e trate direto com eles o que você entende que é o melhor para cada cidadão brasileiro, independente de sua religião, classe social, raça, orientação sexual , etc...

04-Confronte sua liderança sobre os acordos que já estão sendo feitos com políticos, partidos, grupos partidários, denominações e questione tudo que você entende que não condiz com os valores do Reino, sobretudo no que tange a justiça e propostas que tragam benefícios só para aquela comunidade.

05-Não acredite em profecias, revelações e qualquer discurso que direcione o voto do rebanho em favor deste ou daquele candidato. Não aceite e nem se dobre a pseudo autoridade espiritual que recomende ou obrigue os fieis a votar em alguém. Não acredite em declarações de politicos em palcos de igreja, pois, eles sabem como se portar e são orientados para agir e reagir segundo os modos de cada comunidade.

Olha, não se deixe seduzir, antes, seja responsável e consciente a respeito de seus direitos e deveres como cidadão e, claro, suplique ao Eterno que lance luz sobre seu entendimento e também que ilumine aos que participarão dos projetos políticos, pois, é disto que todos precisamos.

Iluminados por Ele e comprometidos com a justiça e a verdade, busquemos juntos o que é melhor, sobretudo, o melhor para os pobres, desterrados, peregrinos que são a maioria no Brasil e no mundo.

Graça, paz, CONSCIÊNCIA PLENA & todo bem a você.

Carlos Bregantim

Read more...

Tradutor de Blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ir para o TOPO