Pequeninos na Nigéria - Leia!

A Missão Continua! Ajude!

Missão Nigéria

Caminho Nações
Caminho Nações no Facebook
Caminho Nações no Twitter

Programa Mão Única - Ouça!

“Pátria amada Brasil"

>> terça-feira, 29 de junho de 2010

“Pátria amada Brasil", essa é a ultima frase do nosso hino nacional, e sobre ela estava refletindo, pensando e me perguntando, amada por quem? Eu poderia até ter a cara de pau e o cinismo de dizer que amo minha pátria e que sou patriota, mas a triste verdade é que eu não amo e eu não sou.

Não grito e nem pulo quando a seleção brasileira faz um gol, não coloco uma bandeira de quatro em quatro anos no meu carro, não vou as ruas numa passeata quando a seleção ganha uma copa (ou um jogo), não saio de casa com a cara pintada de verde e amarelo, e o pior de tudo nem uma camisa do “braziu” eu tenho . É, você deve estar achando que eu realmente sou uma pessoa completamente desprovida de patriotismo. Mas o grande problema em ser ou não ser um patriota não está nenhum pouco relacionado com as coisas que listei acima, porém os valores estão tão distorcidos que muitos nem sabem o que é ser patriota por isso vou apelar para ajuda do dicionario:

Patriota: Pessoa que ama sua pátria, que se esforça por ser-lhe útil.
Pessoa que tem amor à pátria e a deseja servir.

Como podemos ver, as duas definições de diferentes dicionários podem ser resumidas em dois verbos: amar e servir. Eu posso até servir sem amar, mas é impossível amar sem servir, visto que todo e qualquer tipo de amor que temos por algo ou alguém só pode ser demostrado com ações. Não tenho nada contra você gritar e comemorar um gol, mas o problema é você fazer isso e bater no peito e dizer que este é o motivo que te faz orgulhoso de ser brasileiro. Não podemos misturar as coisas e colocar essa máscara de patriotismo disfarçado que a mídia e o sistema nos oferecem.

Devemos ser conscientes que torcer apenas pela seleção brasileira de futebol não é torcer pelo Brasil e sim para o “braziu”.

Enquanto estamos em casa soltando foguetes e gritando gol, parte do litoral nordestino está sendo destruído pelas chuvas, muitas pessoas estão morrendo, algumas arrastadas pela força da água, outras por estarem sem alimentação, sem água potável e sem um teto. E sabe o que eu fiz por eles? Nada! Apenas assisti a reportagem do jornal e fiquei em silêncio, pensativo e de modo nenhum lhes fui útil.

Creio eu que algum dia, esses meus silêncios e pensamentos vão deixar de ser substantivos e vão se transformar em verbos e ai sim, poderei gritar bem alto que sou patriota.

Francisco Neto

0 comentários:

Tradutor de Blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ir para o TOPO