O Terceiro Degrau: O Fim do Relacionamento
>> terça-feira, 29 de setembro de 2009
Pv. 27:5-6 - "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos".
Depois de “subir” dois degraus rumo à destruição da afetividade, respeito, sinceridade, transparência e tudo mais que cerca uma boa relação entre humanos, se santamente não “retrocedermos”, o próximo e terceiro degrau é o que considero como o fim dessa relação. E por quê?
É que subir esse próximo degrau é perseverar no que o provérbio de Salomão chama de engano, ou o que mais comumente chamamos de falsidade. É o caminho e a jornada insistente na falsidade.
Agora, é interessante observarmos que Salomão faz conexão direta entre o engano e o ódio. Nós, porém, geralmente ligamos ódio há exaltação, rixa, sentimentos nervosos, brigas, oposição, ofensas e tudo mais que de ruim possa haver.
O que vemos aqui nos assusta do ponto de vista onde aquele que é falso acaba por odiar e o que odeia pode persistir na pior via, que é falsidade. Segundo Salomão, tudo está intimamente ligado, pois quem assim segue, pega a estrada do Diabo, que é mentiroso, mas se disfarça de anjo e luz.
De Salomão pra João, se diz que aquele que odeia seu irmão, ou como vimos aqui, aquele que persevera na falta de verdade sendo cinicamente falso, não conhece a Deus e até agora está trevas.
Desse modo, saiba: se você subiu o terceiro degrau e conscientemente persevera na “relacionalidade” falsa e enganosa, seu caminho é o do ódio e não há “deus” no mundo que te coloque assentado à mesa com Abraão, Isaque, Jacó e Jesus, pois o máximo que pode haver é uma miragem de engano e a implosão de qualquer relação anteriormente construída.
No entanto, é sempre bom lembrar que a manifestação da falsidade sempre vem acompanhada de beijos e atitudes que transpareçam verdade, ou seja, nada é mais parecido com o verdadeiro do que o falso.
Assim, que o Senhor nos livre de subir esses degraus destrutivos. Porém, se lá estivermos, que Seu Espírito nos derrube diretamente para os braços verdadeiros e francos do Pai.
Thiago
0 comentários:
Postar um comentário